Caixa De Busca Nao delete

header ads
Olá,

Compartilhando uma dica rápida que pode aumentar (e muito) a performance do SQL Server. Falo sobre a inicialização instantânea de arquivos (ou perform volume maintenance tasks), um recurso do SO que permite criação, expansão ou modificação de arquivos, pequenos ou grandes, de forma muito rápida.




Para se ter ideia da diferença, aproveitei os testes que estou fazendo e tirei alguns prints para demonstrar. No caso são arquivos pequenos (5mb), mas em rotinas de autogrowth o tamanho pode ser de gigabytes, o que aumenta ainda mais a diferença. E lembrando, enquanto o arquivo não cresce o tamanho total, a contenção represa o processamento do SQL, então basicamente ele para de trabalhar enquanto o arquivo está sendo criado ou expandido pelo SO.


  • Abaixo criei 10 databases, sem o recurso de inicialização ativo para o usuário que está autenticando o serviço da instância SQL. Levou 30 segundos, ou 3 segundos por database.

 

  • Neste outro print, o serviço está com permissão de inicialização instantânea. Levou 18 segundos, ou 1,8 segundo por database.

 

Para ativar o recurso, basta seguir os passos:


  • Executar ‘secpol.msc’ e seguir os passos da imagem:

 


  • Usuário que de ser adicionado, visto no SQL Configuration Manager 2014 (sqlservermanager12.msc):


Observação: sempre estará presente, por default, o grupo ‘Administrators’, no entanto, em meus testes o Windows só considerou administradores locais para este recurso. Ou seja, o serviço que autentica a instância do SQL Server sempre teve que ser adicionado explicitamente.

E aí, o que achou? Gostou? Ficou com dúvidas? Deixe-me saber, envie uma mensagem aqui.

Até mais ;)

Comente